Quem Gosta...

Páginas

NU ARTISTICO

Para muitos ver alguém nu é considerado obsceno e chocante, aliás até a lei se mostra favorável a esta condição e é compreensível que a sociedade reprove a exibição de figuras nuas publicamente, pois o nu é algo íntimo e que pode ferir susceptibilidades a muitas pessoas. Além disso nem todo o nu é agradável....Mas apesar de todas as controvérsias e de todas as divergências possíveis, a expressão do nosso corpo tal e qual como ele é, não pode deixar de ser considerada Arte. Como é possível não acharmos o nosso corpo belo? Para mim, tanto o nu masculino como o feminino têm a sua beleza, a sua essência e a sua genialidade. Não o nu pornográfico ou perverso, aquele que perde toda a sua beleza por o reduzirmos a algo tão pobre como isso, mas o nu artístico, aquele que aliado à Arte e à Natureza mostra o nosso corpo em todo o seu explendor. E não nos podemos esquecer que o nosso corpo é algo delicado e resistente ao mesmo tempo, é torneado e não é simples, é pura e simplesmente único à face da Terra e é por isso que tanto gosto dele. Por ser tão especial, tão trabalhado e tão belo como é.


O nu masculino na fotografia começa com a própria história da fotografia.
Quando a fotografia começou a florescer, entre 1830 e 1840, sua principal função era retratar indivíduos. O que antes era acessível somente aos nobres, tornou-se comum entre todas as classes sociais.




Os fotógrafos perceberam que havia um mercado emergente. Assim, surgiu a comercialização de fotografias que retratavam objetos, casas, ruas, cidades, paisagens e, finalmente, os nus.

Para David Leddick, autor do livro The Male Nude (1999), a sociedade da época impôs a comercialização exclusiva de fotografias de nus femininos, com fins eróticos disfarçados sob uma ótica artística. Como a maioria dos homens não gostava de se ver nu, também não questionava se alguma mulher poderia admirar a beleza artística contida em um nu masculino. Muito menos se havia homens que pudessem admirá-los dessa forma.

Um comentário:

  1. Excelente blog, com excelentes textos e imagens. Estou postando aqui na página sobre os nus artísticos, mas na verdade li seu blog inteiro. Parabens. Faltava algo assim pela net. Não só o conteúdo, mas a forma com a qual ele é apresentado e seus próprios comentários, feitos - surpreendentemente - de forma não vulgar.

    Abraços,

    Marcelo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...